27 de jul. de 2011

Israel Kamakawiwo'ole IZ Somewhere over the rainbow

Este mês foi lançado aqui no brasil uma coletânea do grande artista havaiano Israel Kamakawiwo'ole que conquistou o mundo com seu ukulele, instrumento tipico havaiano, e interpretando os clássicos   Over The Rainbow  e What A Wonderful World. O cantor ,descendente de uma linhagem de nativos havaianos, faleceu devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida, mas até hoje está presente em trilhas de filmes ( Como se fosse a primeira vez-2004, Encontro marcado-1998) e series (cold case, E.R); ganhou vários prêmios não só no Havaí mas em todo o mundo e é considerado como o criador de um estilo musical havaiano contemporâneo.  
1. Over The Rainbow
2. Hawai'i' '78
3. White Sandy Beach
4. Wind Beneath My Wings / He Hawai'i Au
5. Kaulana Kawaihae
6. 'Ulili E
7. Hele On to Kaua'i
8. Ka Pua U'i
9. Hi'ilawe
10. La 'Elima
11. 'Opae E
12. In This Life

13. What A Wonderful World

24 de jul. de 2011

Miguel Nicolelis - Muito Além do nosso Eu

Imagine um mundo onde as pessoas usam computador, dirigem seus carros e se comunicam entre si através do pensamento. Um mundo em que os paraplégicos podem voltar a andar e em que os males de Parkinson e Alzheimer são controlados. Parece cenário de ficção científica, mas tudo isso pode se tornar realidade. A humanidade está prestes a cruzar mais uma fronteira do conhecimento em direção à compreensão do imenso poder do cérebro, um conhecimento que poderá ser aplicado com grande proveito nas áreas de saúde e tecnologia.(Cia das Letras)

Fiquei pasmo logo nas primeiras paginas do livro ao me dar conta que só que se imagina ser possível em filmes de ficção cientifica, já é tão presente em nossas vidas e parece não ter limites...
SeR!

22 de jul. de 2011

Perda Total - Ivan Sant'Anna


Os voos 402, 1907 e 3054 protagonizaram alguns dos episódios mais trágicos da história da aviação brasileira. As circunstâncias que envolveram cada um desses acidentes mobilizaram a opinião pública, revelaram falhas no sistema aeroviário, e revoltaram o país. A ausência de sobreviventes torna esses acontecimentos ainda mais estarrecedores.
Surpreendente literatura, os Relatos de Ivan dão até um frio na espinha.
SeR!

21 de jul. de 2011

Chico Buarque "Chico"



Com o mesmo lirismo e simplicidade Chico Buarque esbanja sua genialidade em seu novo CD "Chico", são 10 faixas que transmitem a maturidade de uns dos maiores ícones da nossa musica, melódias trabalhadas, harmonias precisas e arranjadas por Luis Claudio Ramos e as letras... bem as letras são do Chico, "Chico" ainda conta com parcerias de Wilson da Neves, João Bosco e Thais Gulin. Sem palavras para descrever, cada musica chama a atenção nos mínimos detalhes, destaques para o Blues "Essa Pequena", e a lindíssima "Sinhá" que conta com o violão de João Bosco.
SeR!
1. Querido Diário
2. Rubato
3. Essa Pequena
4. Tipo Um Baião
5. Se Eu Soubesse - Part. Thais Gulin
6. Sem Você Nº 2
7. Sou Eu - Part. Wilson Das Neves
8. Nina
9. Barafunda
10. Sinha - Part. João Bosco

13 de jul. de 2011

Ben Harper GIVE TILL IT'S GONE



“Eu nunca tinha feito um disco que fosse tal linha do tempo. É a verdadeira extensão do último ano e meio na minha vida, e todos esses sons são inspirados por minhas experiências. É a declaração musical mais sincera que eu poderia fazer”(Ben Harper)

Após cinco anos sem lançar um trabalho solo, período no qual lançou dois álbuns com as bandas Innocent Criminals e os Relentless7, Ben Harper lança seu décimo disco de carreira .
 Give till it's gone contem onze faixas e entre elas uma incrível homenagem a Neil Young e também duas músicas escritas por ele e pelo Ringo Starr."Spilling Faith" e "Get There From Here". Em ambas, Starr toca bateria.
(André Lins)




7 de jul. de 2011

George R.R. Martin em "As Cronicas de gelo e fogo"

 


AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO

A FÚRIA DOS REIS
Quando um cometa vermelho cruza os céus de Westeros, os Sete Reinos estão em plena guerra civil. Os exércitos dos Stark e dos Lannister estão se preparando para o confronto final, e Stannis – irmão do falecido Rei Robert –, desejoso de possuir um exército que lute pela sua reivindicação ao trono, alia-se a uma misteriosa religião oriental. Porém, seu irmão mais novo também se proclama rei. E, enquanto isso, os Greyjoy planejam vingança contra todos os que os humilharam dez anos atrás.
Ainda, no distante Leste, poderosos dragões estão prestes a chegar aos Sete Reinos, trazendo fogo e morte... Um perigo de proporções gigantescas, muito maior do que as grandes guerras!
Nesta tão esperada sequência de A guerra dos tronos, George R. R. Martin cria uma obra de incrível poder e imaginação. A fúria dos reis nos transporta até um mundo de glória e vingança, de guerras e magia, onde poder e miséria podem se alterar no virar de uma página. Uma obra singular da literatura fantástica.

6 de jul. de 2011

Mario Vargas Llosa - O Sonho do Celta

Em O sonho do celta, Mario Vargas Llosa volta à forma do romance histórico para narrar a saga de Roger Casement, um personagem complexo, muitas vezes controverso. Irlandês a serviço do Império Britânico, Casement conheceu a violência da colonização na África e na América do Sul no começo do século XX. Ao denunciar os abusos e os maus-tratos contra colonos, passou a valorizar a liberdade acima de tudo. E, em nome da liberdade, voltou-se contra seu próprio governo.
Em 1916, encarcerado em um presídio de segurança máxima em Londres, Roger é acusado pelo governo inglês de alta traição e aguarda sua sentença. Apenas cinco anos antes, havia sido nomeado Cavalheiro. Agora, abandonado por quase todos os amigos, difamado pela opinião pública, corre o risco de ser executado.
Vargas Llosa recria a jornada de Casement - das atrocidades no Congo Belga, passando pela exploração da borracha na Amazônia, até a luta pela independência da Irlanda - num livro que fala essencialmente sobre coragem e superação.
SeR!

5 de jul. de 2011

"A árvore das lagrimas" de Neseem Rakha.

“Uma jornada espiritual ao encontro do poder do perdão.”
– San Francisco Book Review
“Cheio de compaixão, sem nenhum sentimentalismo.”
– The Guardian
“Como na vida real, não há saídas simples para esses personagens, mas eles seguem seus caminhos, dando um passo de cada vez.”
– Las Vegas Review-Journal
Irene e Nate Stanley viviam bem com os filhos Bliss e Shep na fazenda da família até Nate anunciar que recebeu uma proposta de trabalho irrecusável em outro estado. Irene reage mal à notícia. Parece pressentir que algo de ruim vai acontecer. Quando a família começa a se ambientar ao novo lar e finalmente digerir a mudança, os temores de Irene se concretizam: Shep, aos 15 anos, é morto a tiros num aparente assalto à casa da família. O assassino, Daniel Robbin, um jovem mecânico com extensa ficha criminal, é capturado e recebe a pena de morte. Muito tempo depois, Irene ainda não conseguiu superar a perda do filho. Seus anos seguintes resumem-se na ansiosa espera pela execução de Daniel. A angústia e o desespero que sente são tamanhos que Irene cogita buscar contato com o assassino, trocar cartas com ele e tentar entender seus motivos. Tentar perdoá-lo e, assim, quem sabe colocar um ponto final em toda a dor. Uma decisão difícil de explicar à família e que, por isso mesmo, ela esconde pelo maior tempo possível. Quando a data da execução se aproxima, as emoções de todos estão à flor da pele. Os Stanley ficam frente a frente com as feridas do passado e Irene vê que não é a única a guardar segredos. Todos ali carregam feridas pessoais e que só podem ser superadas se estiverem dispostos a lidar com a tolerância e o perdão. "Não escrevi o livro para fazer um panfleto sobre a pena de morte. Intelectualmente eu sou contra essa medida, mas confesso que não sei se minhas objeções resistiriam à vontade de vingança num caso como esses. Minha real intenção era fazer as pessoas confrontarem a questão do perdão. Como é perdoar, o que é preciso e o que isso pode nos trazer?", questiona a autora.
A Árvore das Lágrimas é o livro de estreia da jornalista Naseem Rakha e começou a tomar forma em 2003, quando ela conheceu a mulher que inspiraria a história. "Foi durante uma passeata em Silverston (Oregon), cidade onde eu morava. Ela havia acabado de visitar um interno que estava no ‘corredor da morte'. Esse mesmo homem tinha matado sua filha vinte e um anos antes. Durante dez anos essa mulher acreditou que a execução da sentença acabaria com a sua dor, mas, em determinado ponto, sentiu que precisava desistir de sua vingança. Ela então escreveu para o homem dizendo que o perdoava. A impensável mistura entre o mais profundo desespero e a reconciliação me motivou a explorar essa jornada complexa de sentimentos".

Para quem curtiu os livros O menino do pijama listrado, O caçador de pipas, A cabana e afins esta é uma ótima opção de leitura. Emocionante e reflexiva para revermos os sentidos da vida!!
(André Lins)


3 de jul. de 2011

Chico Buarque "Chico"

Após 5 anos de espera, Chico Buarque lança novo CD de inéditas. O disco, que traz dez faixas, leva o nome do próprio, Chico e tem participações especiais de João Bosco em “Sinhá”, de Thais Gulin em “Se eu soubesse” e Wilson das Neves em “Sou eu”, parceria de Chico e Ivan Lins e sucesso já consagrado na voz de Diogo Nogueira. Dessa vez, Chico homenageia o Blues e a Bossa, sem esquecer o Samba.( fonte: site oficial chico bastidores)



O novo disco quem tem previsão para o fim de julho já deixa o público ansioso.
Chico que inspirou muitos da nova geração de cantores da MPB, faz parte da história da música por suas canções, muitas vezes ilustrando o que é o Brasil e seu povo.
Então resta aguardar para apreciar mais uma das obras desse gênio da música.

 
(André Lins)