28 de ago. de 2011

Inquisição - Toby Green.

A Inquisição foi, por trezentos anos, a mais eficiente máquina burocrática de repressão do mundo que assombrou o imaginário coletivo com base na pedagogia do medo. Foi fruto mais de motivações políticas do que religiosas, sendo controlada pela coroa espanhola sem a interferência do papa. E resultou extremamente rentável para seus perpetuadores. O papado havia criado uma instituição semelhante no fim do século XII. Mas a reinvenção dos "reis católicos", estabelecida para varrer os hereges de seus domínios, serviu, sobretudo, para que Fernando de Aragão e Isabel de Castela assegurassem o controle do território espanhol, marcado pela convivência, no passado, entre cristãos, judeus e muçulmanos.
No prólogo, Green dimensiona histórica e geograficamente o alcance do Santo Ofício. "De 1478 a meados do século XVIII, a Inquisição foi a mais poderosa instituição da Espanha e de suas colônias na ilhas Canárias, na América Latina e nas Filipinas. A partir de 1536, no vizinho Portugal e nas colônias portuguesas na África, na Ásia e no Brasil, a Inquisição foi preeminente durante 250 anos. Isso quer dizer que foi uma força significativa em quatro continentes por mais de três séculos.", escreve.
Ao criar um inimigo comum, fortalecia-se o poder monárquico central ainda ameaçado por influências locais não-católicas. A princípio, judeus e mouros convertidos viraram alvos; que na sequência se estenderam a hindus, luteranos, huguenotes, franco-maçons, seitas místicas, bígamos, padres fornicadores, marinheiros sodomitas, homossexuais e bruxas....
(Objetiva)
É de tirar o folego, perfeito para os amantes da História Real!

(SeR!)



26 de ago. de 2011

Tulipa Ruiz – Efêmera


Para aqueles que dizem que não se faz mais nada de bom na MPB, devem ouvir "Efêmera" de Tulipa Ruiz!
Em seu cd de estréia, a paulistana se apresenta como uma cantora com estilo e técnica de quem já tem uma certa estrada, dona de um timbre que tende ao lírico, Tulipa consegue, com uma banda muito legal e com arranjos muito interessantes, nos apresentar suas composições que acabam sendo a parte mais legal do seu trabalho, gerando uma identidade própria, algo que dispensa comparações. Deixo meu bônus pra faixa "A Ordem das Arvores" musica deliciosa e "pra cima" com uma letra muito bacana!
Conheça e escute Tulipa em http://www.myspace.com/tuliparuiz, vale a pena.
(SeR!)


23 de ago. de 2011

OS ÚLTIMOS SOLDADOS DA GUERRA FRIA por Fernando Morais


Os últimos soldados da Guerra Fria narra a incrível aventura dos espiões cubanos em território americano e revela os tentáculos de uma rede terrorista com sede na Flórida e ramificações na América Central, e que conta com o apoio tácito nos Estados Unidos de membros do Poder Legislativo e com certa complacência do Executivo e do Judiciário. Ao escrever uma história cheia de peripécias dignas dos melhores romances de espionagem, Fernando Morais mostra mais uma vez como se faz jornalismo de primeira qualidade, com rigor investigativo, imparcialidade narrativa e sofisticados recursos literários.

18 de ago. de 2011

Gilberto Gil em Gil + 10



Em comemoração aos 10 anos da Rádio MPB FM, Gilberto Gil nos presenteia com Gil +10. Show acústico com produção simples intimista ao estilo Gil, que sempre muito bem acompanhado vem com Bem Gil nas guitarras, Sérgio Chiavazzoli guitarras e Bandolins, Arthur Maia no baixo e Gustavo Di Dalva na Percussão. No repertório, Gil sintetiza todas as suas fazes de sua carreira até agora, em duetos únicos Gil convida parceiros ilustres de todos estilos e épocas, em clima descontraído como uma reunião de amigos, temos desde "Alguém me Avisou" com a veterana Dona Ivone Lara, que esbanja estilo até a emocionante versão pra lamento sertanejo com Milton Nascimento e Maria Gadú.


Repertório:
cd:
01. Palco
02. A Linha e o Linho - part. Lenine
03. Aquele Abraço - part. Zeca Pagodinho
04. Extra II, O Rock do Segurança - part. Erasmo Carlos
05. Torpedo - part. Ana Carolina
06. Andar Com Fé / Vida - part. Preta Gil
07. Cálice - part. Milton Nascimento
08. Lamento Sertanejo - part. Milton Nascimento e Maria Gadú
09. Acreditar - part. Dna Ivone Lara
10. Alguém Me Avisou - part. Dna Ivone Lara
11. Deixar Você - part. Mart`nália  
12. A Novidade - part. Paralamas do Sucesso
13. Essa é Pra Tocar No Rádio



dvd:
  1. Palco 
  2. Viramundo
  3. A Linha e o Linho - part. Lenine
  4. Jack Soul Brasileiro  - part. Lenine
  5. Expresso 222
  6. Aquele Abraço - part. Zeca Pagodinho
  7. Deixa a Vida me Levar  - part. Zeca Pagodinho
  8. Mesmo que Seja Eu - part. Erasmo Carlos
  9. Extra II, O Rock do Segurança - part. Erasmo Carlos
  10. Torpedo - part. Ana Carolina
  11. Andar Com Fé / Vida - part. Preta Gil
  12. Cálice - part. Milton Nascimento
  13. Lamento Sertanejo - part. Milton Nascimento e Maria Gadú 
  14. Bela Flor - part. Maria Gadú
  15. Acreditar - part. Dna Ivone Lara 
  16. Alguém Me Avisou - part. Dna Ivone Lara
  17. Deixar Você - part. Mart`nália  
  18. Cabide - part. Mart`nália  
  19. A Novidade - part. Paralamas do Sucesso
  20. Essa é Pra Tocar No Rádio
SeR!



    9 de ago. de 2011

    Vampirologia!



    Vampirologia é a verdadeira história de vampiros, ou “Anjos Caídos”, que viveram entre nós desde o início dos tempos. Escrito em 1900, pelo Guardião, Archibald Brooks, o manuscrito inédito cai nas mãos de Joshua T. Kraik, quando Brooks é assassinado em 1920.
    Kraik investiga a história aterrorizante contida no manuscrito, e é incumbido da tarefa de publicar o livro, para que todos saibam do perigo que ronda a humanidade. Ele estará perto de descobrir a verdade sobre os vampiros e sobre a misteriosa condessa Madalena.
    SeR!



    7 de ago. de 2011

    Crossroads Guitar Festival by Eric Clapton




    .


    Em 2004, Eric Clapton, considerado por muitos inclusive por mim, como Deus da guitarra, nos presenteia com três fins de semana ensolarados de puro som e emoção e guitarra.
    O The Cotton Bowl, no texas recebe mais de 20 guitarristas e suas bandas passeiam entre o jazz, folk, coutry e blues mais muito blues e conta com outros deuses com BB king, Robert Cray, Buddy Guy e JJ Cale. A surpresa fica pelos não tão conhecidos pelo grande público, mas que deixam qualquer um de boca aberta.







    Em 2007, dessa vez em Chicago, seguindo o mesmo principio da edição anterior, dessa vez com Bill Murray como apresentador, novamente temos uma celebração de cordas e notas e estilos que soam das guitarras e encantam o grande público presente, deuses como John McLoughin, Jeff Beck, Steve Winwood, Johnny Winter e Buddy Guy, fazem com amor o que nasceram pra fazer e revelações como John Mayer, Derek Trucks, Susan Tedeschi e Robert Randolph.


     

    Na Ultima edição lançada em 2010, que espero que não seja a ultima, novamente em Chicago, e novamente com o engrassdíssimo Bill Murray fazendo as honras, aperece travestido de grandes ícones da musica como Jimi Hendrix e Elvis, com as presenças ilustres das edições anteriores, a Guitarra é celebrada com precisão. Fica o bônus pra "Jan" entre a lenda Buddy Guy, Ronnie Wood dos Rolling Stones e o jovem  Jonny Lang branco com voz de negro que quebra tudo com sua guitarra.
    Simplesmente incrível, e impossível saber quais das três edições é a melhor, e já fica a expectativa para a próxima edição em 2013.

    SeR!

    2 de ago. de 2011

    Dia dos pais Sugestões de presentes Discotekacultural Cds e Dvds

    Dvd's e Cds
       

        


                


        

    Dia dos pais Sugestões de presentes Discotekacultural livros

        Guias Ilustrados   


                                       


    História e Ficção
                
           
                                    

    Biografias Musicais