19 de abr. de 2012

O Centenário de Jorge Amado

   Em 10 de agosto de 1912 na cidade de Itabuna, Bahia nasceu Jorge Amado de Farias e ali passou sua infância intercalando com Salvador.
   Durante muito tempo estudou em internato, primeiro no Colégio Antônio Vieira e depois no Ginásio Ipiranga, onde começou a desenvolver seu ofício (escritor), atividade que mostrou dominar durante toda a sua vida.Ainda criança em seus primeiros anos escolares criou seu primeiro jornal "A Luneta" que era distribuído entres colegas e parentes, seguido de "A Pátria" e  "A Folha", do grêmio estudantil.
   Em 1927 ainda estudante porém não mais em regime fechado, Jorge Amado começou a trabalhar como repórter no "Diário da Bahia", e nessa época foi titulado no candomblé.
   Em 1931 foi aprovado na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro,publicou seu primeiro romance "O País do Carnaval", obra com excelente aceitação torna-se sucesso entre as críticas.Como a maioria dos autores dessa época envolve-se com o comunismo e seu segundo romance "Cacau" é apreendido por policiais, viu-se então obrigado a exilar-se na Argentina
   Em dezembro de 1933 casou-se com sua primeira esposa Matilde Garcia Lopes e teve Eulália sua primeira filha.Um ano depois publica os romances; "Suor" e "Jubiabá" e forma-se em direito e então começam as perseguições que o levaram a detenção em 1936-1937, por se opor ao Estado Novo.
   O livro "Mar Morto" é publicado e recebe o Prêmio Graça Aranha.Enquanto viaja para o exterior o livro "Capitães da Areia"é publicado, de volta ao Brasil é preso novamente, tentando uma fuga para Manaus.Por ordem militar em Salvador milhares de exemplares de seus livros são queimados por serem considerados revolucionários.É solto em 1938, quando muda se para São Paulo e seus livros começam a ser traduzidos e publicados em outros países.
   Após permanecer envolvidos com questões de ordem pública, torna-se redator das revistas "Dom Casmurro" e "Diretrizes".
   Em 1942 publica em Buenos Aires "A Vida De Luis Carlos Prestes", com o intuito de ajudar na anistia do comunista.
   Mais uma vez é preso ao desembarcar em Porto Alegre, e então é proibido de sair de Salvador, public o livro "Terras do Sem Fim" que não foi censurado.
   Em 1944 separa-se de Matilde.
   E em 1946 envolve-se mais intensamente com a política através de sua candidatura como Deputado do PCB, apesar de eleito tem o mandato suspenso por alegação de ilegalidade do partido.Nesse período conhece Zélia Gattai com quem passa a viver, e publica um romance sobre a seca "Seara Vermelha", um ano mais tarde lança o "Amor de Castro Alves" e nasce João Jorge seu primeiro filho homem.
   Em 1949 sua filha Eulália morre por  causas desconhecidas.Passa um tempo viajando pela Europa chegando a China e Mongólia, e escreve "O Mundo da Paz" no qual faz referências aos países socialistas visitados.Em 1951 nasce sua filha Paloma e no ano seguinte volta ao Brasil.
   Fixando-se no Rio de Janeiro passa a viver modestamente da literatura.Em 1958 escreve "Gabriela, Cravo e Canela livro que lhe rendeu varias premiações além de ser adaptado para a TV.Mais algum tempo e nasce "Dona Flor e Seus Dois Maridos" obra que também ganhou a telinha da TV.
   Em 1996 Jorge Amado sofre um edema pulmonar e é submetido a uma angioplastia e então passa a viver tristes privações como não poder comer, e não enxergar limitando-se a ler e escrever.
   Em 2001 é internado com uma crise de hiperglicemia, e é necessário fazer uma fibrilação cardíaca, volta para casa mas passa mal novamente e morre no dia 06 de agosto aos 88 anos.
  É representante da segunda fase do modernismo no Brasil, voltada aos romances regionalistas.As obras "Suor, País do Carnaval" e "Capitães da Areia" foi classificada como romances da Bahia, "Cacau" e "Terras do Sem Fim" como ciclos do cacau, "Jubiabá", "Mar Morto" e "Gabriela, Cravo e Canela" como crônicas de costumes.
   Obras: 
   Romances; O País do Carnaval (1931), Cacau (1933), Suor (1934), Jubiabá (1935), Mar Morto (1936), Capitães da Areia (1937), Terras do sem fim (1942), São Jorge dos Ilhéus (1944), Seara Vermelha (1946), Os Subterrâneos da Liberdade (1952), Gabriela, Cravo e Canela (1958), Dona flor e Seus Dois Maridos (1967), Tenda dos Milagres (1970), Teresa Batista Cansada de Gerra (1973), Tieta do Agreste (1977), Farda, Fardão e Camisola de Dormir (1979).
   Novelas; Os Velhos Marinheiro (1961) e Os Pastores da Noite (1964).
   Biografias; ABC De Castro Alves (1941),Vida de Luis Carlos Prestes, O Cavaleiro da Esperança (1945).
   Teatro;O Amor de Castro Alves (1947).




  
   Bom com esse curriculum não tenho nem o que dizer, a não ser que sou muito fã de suas obras que conheci primeiramente por ler uma literatura obrigatória no vestibular "Capitães da Areia"(1937) e confesso que fiquei impressionada com a riqueza de detalhes, as suas personagens e a originalidades de sua trama, o que me levou a ler outra e mais outra, e a não querer mais parar.
   Jorge amado completaria 100 anos em agosto, mas em seus bem vividos 88 anos trabalhou muito para nos deixar um legado cultural, um marco em nossa literatura, para quem não conhece vale a pena conferir.A Companhia das Letras relançou a coleção Jorge Amado, uma edição lindíssima que não pode faltar em sua biblioteca, só lembrando que você pode encontra-la aqui, na  Discoteka Cultural.
   
                                                                                                Por Vivian Rodrigues 

Lionel Richie - Tuskegee


Lionel Richie volta às paradas com o álbum Tuskegee que traz releitura de clássicos de sua carreira em duetos. Após estrear em #2 há 3 semanas atrás, ‘Tuskegee’ alcança o #1 no Top 200 Albuns da Billboard. É o terceiro álbum do cantor a atingir o #1 e o primeiro desde 1986 quando lançou “Dancing on the Ceiling”. Entre as releituras dos grandes clássicos do estão: “Hello” com Jennifer Nettles,“Say you, Say me” com Rasmus Seebach, “Angel” com Pixie Lott e “Dancing on the Ceiling” com Rascal Flatts. O primeiro single é o hit “Endless Love” em dueto com a grande diva da música country Shania Twain.
Imperdível!
Ser - fonte Universal 

17 de abr. de 2012

MART´NÁLIA - NÃO TENTE COMPREENDER


Mart’ália deixa de lado a cuíca e o cavaquinho e embarca numa poesia diferente.Com um disco pop e com arranjos modernos, dirigido e produzido por Djavan, ela apresenta 10 músicas inéditas com um time de autores de primeira grandeza. Caetano Veloso,Gilberto Gil,Marisa Monte,Nando Reis, Adriana Calcanhoto, Lula Queiroga, Martinho da Vila e Paulinho Moska entre outros.A mistura Mart’nália e Djavan, resultou num disco cheio de swing e recheado de sucessos.
Em maio na Discoteka Cultural.
Ser - fonte: Biscoito Fino

14 de abr. de 2012

O SINAL - O Santo Sudário e o segredo da Ressurreição Thomas de Wesselow


Depois de anos consultando fontes históricas, desvendando evidências científicas e analisando os Evangelhos, o historiador de arte Thomas de Wesselow chega a uma conclusão bombástica e reveladora sobre a origem do cristianismo – não sem antes conduzir por um passeio fascinante pela história da religião e narrar passo a passo os eventos que culminaram no fatídico Domingo de Páscoa.




O cristianismo surgiu há quase 2 mil anos na antiga palestina e moldou o curso da história. Ainda assim, os historiadores não sabem como ele realmente teve início. De que maneira um judeu chamado Jesus inspirou o surgimento de uma nova religião? Esse é um dos maiores segredos da história – e O Sinal finalmente apresenta uma resposta para ele. O historiador de arte Thomas de Wesselow passou os últimos 5 anos tentando resolver o quebra-cabeça, até chegar a uma visão completamente nova do nascimento do Cristianismo. Estudando uma fonte histórica muito conhecida mas nunca interpretada devidamente, e relendo diversas passagens bíblicas sob nova perspectiva, de Wesselow mostra que estávamos diante da resposta a séculos. O Santo Sudário, amplamente considerado uma falsificação medieval, é na verdade autêntico. E como você descobrirá nesse livro, é a chave pra solucionar o maior mistério da história da humanidade.


5 de abr. de 2012

Paul Brannigan - This is a Call - A vida e a música de Dave Grohl


“Algumas pessoas de sua vida você simplesmente sabe que não viverão muito”  
This is a Call é a primeira biografia que analisa a fundo esse mito do rock. Entenda a carreira épica e singular que inclui bandas históricas como Nirvana, Foo Fighters, Queens of the Stone Age e Them Crooked Vultures. Escrita baseada em dez anos de entrevistas exclusivas com o próprio Dave e com pessoas ligadas a momentos importantes de sua vida e carreira como Josh Homme, do Stone Age, a lenda punk Ian MacKaye e Butch Vig, produtor do Nevermind. Dave fala com carinho e honestamente sobre Kurt Cobain, as histórias do quase fim do Nirvana e a caminhada do Foo Fighters para o sucesso. Uma história incrível de um homem incrível. Um misto da história do rock das últimas décadas com surpreendentes, ousados, emocionantes relatos de experiências pessoais.  
“Eu me lembro de que certas pessoas se ressentiam por eu ter a audácia ou a coragem de continuar tocando depois do Nirvana. Foi a coisa mais ridícula. Eu não estava morto...”

 Paul Brannigan tem uma relação profissional com Dave Grohl que já se estende por quase 15 anos. Brannigan é ex-editor da Kerrang! — a maior revista semanal de música do mundo — e seus textos a respeito de punk rock, grunge e hard rock também figuram nas revistas Q e Mojo, mundialmente famosas.

SeR - Fonte: Leya

4 de abr. de 2012

Sarau

   Boa noite galera!
   Hoje quero apresentar uma galerinha feroz, estou falando da turma do Sarau. O DVD lançado pela Universal Music revela novos talentos da MPB, e vou falar pra vocês essa galera promete.
   Com sete compositores que mostraram saber o que fazem, o Sarau nos emociona e nos diverte com suas canções tocantes e hilárias. São sete nomes que vão agregar ao nosso extenso repertório de música popular brasileira, e escrever uma nova história para contar, ou melhor cantar ao mundo.
   São estes os nomes que irão ganhar o mundo: Aureo Gandur cantor e compositor é também integrante dos varandístas grupo de artistas, músicos e poetas, com participação marcante na gravação do DVD Mult Show ao vivo Da Maria Gadú; Daniel Chaudon, cantor e compositor já tem um disco pela Universal Music que é fenomenal, mas isso é uma outra história que vou falar depois; Fred Sommer também integrante dos varandista, se mostra um poeta exepcional; Gugu Peixoto, fundador e vocalista da banda Playmobile e parceiro de Maria Gadú; João Guarizo integrante do grupo Quinta Dissonante; Tais Alvarenga, carioca da gema e com apenas 25 aninhos Tais tem um curriculum de peso, cantora, compositora e atriz começou ainda muito cedo, aos 7 anos teve sua primeira apresentação em uma igreja, aos 8 começou a estudar piano e aos 9 compôs sua primeira canção.Formada pela Berklee College of Music em film scoring major sua carreira fora marcada por grandes apresentações internacionais, no momento a cantora espera o lançamento de seu novo CD que será ainda este ano;Toni Ferreira, modelo, cantor e compositor este garoto nos surpreende com seu timbre vocal que nos remete a Cazuza e com personalidade própria este garoto ainda vai dar o falar, basta ouvir pra crer.


                                             Vivian Rodrigues
 



1   A Chave, Gugu Peixoto;
2   O Gosto de Ser, Daniel Chaudon;
3   Paira, Toni Ferreira;
4   Jogador, Aureo Gandur e Fred Sommer;
5   Sai de Casa, Tais Alvarenga;
6   Na Vida Anterior, João Guarizo;
7   O Líder, Gugu Peixoto;
8   Descobrimos Nós Dois,Daniel Chaudon;
9   Ainda Penso, Tais Alvarenga;
10 Pompa, João Guarizo;
11 O Barco, Toni Ferreira;
12 Boom, Aureo Gandur e Fred Sommer;
13 Meus Amigos Toni Ferreira, Gugu Peixoto, João Guarizo, Daniel Chaudon, Aureo Gandur, Fred Sommer e Tais Alvarenga.